A história e a beleza dos cristais Baccarat

cat_tableware_stemware

A história da Maison começa em 1775 na região francesa da Lorena, na pequena cidade de Baccarat. Neste ano, o rei da França Luís XV autorizou o Bispo de Metz, Louis de Montmorency-Laval, a estabelecer no local uma verrerie – fábrica de artigos de vidro – batizada de “Verreries Sainte-Anne”.

A fábrica só se torna uma cristallerie – manufatura de artigos de cristal – em 1816, quando o empresário Aimé-Gabriel d’Artigues, proprietário de empresas do mesmo ramo na Bélgica, assume os negócios da antiga fábrica.

Outro marco histórico foi a abertura da primeira loja da Baccarat em Paris, no ano de 1832. Também vale destacar, a título de curiosidade, que a Maison foi a primeira manufatura de cristal francesa a apresentar elementos de lustrerie – peças para magníficos lustres em cristal – desde 1824. Além disso, graças à sua história ligada à monarquia francesa e sua excelência na produção de artigos de luxo de cristal, a Baccarat produziu peças para inúmeros reis da França, terminando com os últimos representantes da monarquia no país, Luís XVIII, Carlos X e Luís Filipe.


Página de catálogo antigo com desenhos dos elementos de lustrerie

Atualmente, a marca continua produzindo cristais na forma de seus objetos tradicionais, os chamados arts de la table – peças como copos, taças, jarras e candelabros – lustres grandes e pequenos, além de objetos de arte e decoração e joias. Essas últimas peças diferem da outra gigante do cristal, a Swarovski, por possuírem um acabamento moderno polido, bem lisinho, enquanto a marca austríaca quase sempre usa lapidação multifacetada tradicional.

Dentre as peças contemporâneas destaques da Baccarat, estão aquelas criadas pelo também francês Philippe Starck.

“Du sable naît le cristal, du cristal naît la lumière, de la lumière naît le rouge, du rouge naît l’Amour.”

Philippe Starck

“Da areia nasce o cristal, do cristal nasce a luz, da luz nasce o vermelho, do vermelho nasce o Amor.”

Philippe Starck

Ele fala do vermelho, já que é curioso que grande parte das peças da Maison, sobretudo os lustres, independentemente de sua tonalidade, possui um cristal vermelho em algum lugar, já que esta é a cor símbolo da grife. Inclusive, as caixas nas quais são colocados os cristais são vermelhas.

O designer visionário, que desenha tanto peças para grande consumo, quanto objetos de luxo, diverte-se com os nomes de suas peças, de uma modernidade impressionante e visual lindo. Com a coleção Marie Coquine – em francês coquine quer dizer divertida, maliciosa –, Starck propõe vários lustres que misturam tendências bastante clássicas e contemporâneas. A reinterpretação do clássico Zénith (1840), segundo o visionário, apresenta cristais negros “como um diamante encontrado nas cinzas”.


Zénith por Philippe Starck

No Brasil, é possível encontrar as peças na loja oficial da Baccarat na elegante Alameda Gabriel, em São Paulo. Inclusive, esta é a única loja da marca na América Latina. Nesse contexto, vale destacar o lustre também criado por Philippe Starck, com um papagaio em murano, bem brasileiro.


Vitrine de Natal da loja Baccarat na Alameda Gabriel assinada por Vivian Coser. Até mesmo a mesa é de cristal!


Detalhe da mesa em cristal Baccarat

Lustre por Philippe Starck

Todos os anos, na Casa Cor São Paulo, um espaço dedicado aos cristais é preparado, com peças tradicionais e novidades da Maison.


Espaço Baccarat na Casa Cor São Paulo em ambiente assinado por Vivian Coser


Espaço Baccarat na Casa Cor São Paulo em ambiente assinado por Vivian Coser

Para finalizar, um vídeo com um pouco savoir-faire da Maison Baccarat, que mostra um artesão criando o frasco do perfume Rouge 540, edição comemorativa aos 250 anos da marca.

https://vimeo.com/109436134

Fontes:

http://www.baccarat.fr

http://baccarat-digital.azurewebsites.net/

www.blogmmag.com.br

http://luxurylab.com.br/2016/05/casa-cor-sao-paulo-2016-abre-em-grande-estilo-com-o-espaco-baccarat/

Revisado por Bianca Peter

SOBRE O AUTOR

Design de Interiores e Produto pela Accademia Italiana, Florença, Itália. Curta Bruna Pascholati Interior Design no Facebook : https://www.facebook.com/brunapascholati.interiordesign bruna@pascholati.com.br