Tendências na feira de moda italiana Pitti Immagine

Lords-139 - Cópia

Visitei mais uma vez a Pitti Immagine Uomo (12-16 de janeiro), feira de moda masculina que acontece duas vezes por ano, em janeiro e em julho, em Florença, na Itália. O evento reúne fashionistas, jornalistas e compradores vindos de todo o mundo para apreciar as novas coleções de estilistas italianos e internacionais. É uma oportunidade perfeita para descobrir novos designers e suas criações.

Esse ano houve um especial de moda africana, o Generation Africa, que apresentou durante um desfile, diversos estilistas do continente. Grande parte das peças apresentam estampas coloridas típicas da cultura africana. Esse tipo de iniciativa, que também acontece em Paris através da Black Fashion Week, é importante para que o público internacional conheça a riqueza da moda africana. Moda que a maioria das pessoas nem mesmo sabe que existe.

Os designers convidados para o desfile de moda Generation Africa foram os seguintes:

Maxhosa by Laduma do designer sul africano Laduma Ngxokolo

Orange Culture do nigeriano Adebayo Oke-Lawal

Dent de Man do estilista da Costa do Marfim Alexis Temonanim

Projecto Mental de Tekasala Ma’at Nzinga e Shunnoz Fiel, da Angola.

Abaixo, dentre peças de roupa, sapatos e acessórios, as highlights das outras marcas apresentadas na 89a Pitti Immagine Uomo:

Chapéus Satya Twena

Marca nova iorquina de chapéus feitos a mão. Além dos modelos disponíveis, é possível ser encomendado sob medida através do site da marca.

Transparências com aplicações nas peças de AntPitagora

Óculos Pugnale&Nyleve

Belos modelos masculinos, femininos e unisex com armações dobráveis criadas usando a tecnologia MIM (Metal Injection Molding), ou seja, sempre voltam ao formato original mesmo depois de dobrados. São peças super leves e as lentes são em acrílico – ótimo para os desastrados que vivem quebrando seus óculos.

Gravatas da Penrose London

Pasotti apresenta bengalas e guarda-chuvas lindíssimos, repletos de materiais preciosos, tais como cristais Swarovski. Notem que as bengalas tratam-se mais de objetos de estilo como usadas no passado, do que objeto para idosos, claramente sem excluir este último uso.

Peças mais do que brincalhonas de Anitalian Theory by Alessandro Enriquez. Os elementos da cultura italiana estão sempre presentes decorando os modelos da marca, na coleção passada, as estampas eram de xícaras de café (e suas marcas deixadas nas mesas), espaguete e outros tipos de massa.

A marca francesa Lords & Fools (Lordes & Bobos) tem trajes masculinos suuuuper estilosos, verdadeiramente dignos de lordes.

Lenços da marca napolitana Fefè

Lindas gravatas bordadas da estilista Astrid Sarkissian, que também desenha lenços exóticos e muito elegantes.

A Bad Deal explora elementos da cultura do street art em suéters e camisetas.

Capas de silicone bem grandes para celulares e tablets são a aposta da Candies Gifts, marca baseada em Hong Kong com modelos criados por japoneses. O estilo é claramente asiático, colorido e brincalhão, derivado da cultura do mangá.

Meias divertidas by Thomas Pink. Os modelos são perfeitos para complementar looks e serem usados com sapatos sociais.

Falando em sapatos, os modelos irreverentes da marca Del Toro apresentam muitas cores e caveiras. Também são interessantes os cintos de couro bordados com miçangas coloridas.

Gorros bordados da marca italiana in bed with you (na cama com você)

SOBRE O AUTOR

Aline Pascholati é artista plástica, escritora, tradutora e historiadora da arte pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros Paris com pouco dinheiro e FRANCE – C’est magnifique! Atualmente está trabalhando em seu terceiro livro. Louca por aprender novas línguas, viajar e descobrir jovens estilistas talentosos nas semanas de moda pelo mundo a fora. Curta Aline Pascholati's Art: https://www.facebook.com/alinepascholatisart