A incrível arte de Shaun Tan: os contos de fadas dos irmãos Grimm em esculturas

Screen-shot-2013-11-12-at-6_33_07-PM

Publicado por Nota Terapia

É difícil imaginar quem não tenha crescido ouvindo contos de fadas. Ainda que para a maioria de nós eles tenham sido apresentados nas releituras da Disney, os contos dos irmãos Grimm marcaram história e se tornaram mundialmente famosos.

É certo que os contos de fadas – histórias voltadas para o público infantil e que, de forma lúdica, pretendem discutir assuntos de relevância – precisam ser contextualizados, pois têm relação com o momento histórico, o local e as práticas sociais dos locais onde surgem. Mas os contos de Grimm são, até hoje, peças importantes nas vidas das crianças. Porém, como disse J. R. R. Tolkien, não há sentido em falar que se escreve para crianças. Nós, adultos, também podemos usufruir do melhor que as “histórias infantis” têm a oferecer.

O artista visual e ilustrador australiano Shaun Tan iniciou esta série de esculturas como parte de um livro sobre os contos dos irmãos Grimm, em 2012. O resultado são obras belíssimas e com estilo único, que realmente dão uma vida tridimensional às histórias mais famosas do mundo. Confira:

(via The Brothers Grimm in Three Transcendent Dimensions: Shaun Tan’s Breathtaking Sculptural Illustrations for the Beloved Tales | Brain Pickings)

SOBRE O AUTOR

Psicóloga que não sabe se gosta mais de ler, de ouvir música ou de comer. Na dúvida, faz os três o tempo todo.