E o #meuamigosecreto?

CAPA

Entre todas as caras que a mídia coloca à mostra, acredito que a mais bela é a da compaixão que desperta entre pessoas. O jeito simples de escrevermos sobre nossa dor veste a outra dor, que está a muitas cidades e até estados de distância.

As hashtags #MeuPrimeiroAssédio, #ChegaDeFiuFiu ou #MeuAmigoSecreto chegaram silenciosas e fizeram muito mais barulho do que certas pessoas gostariam de ouvir.

Os relatos correram pelo Twitter e pelo Facebook – vindo de pessoas tão próximas, às vezes, chegou a ser inacreditável que acontecia ali, bem ao nosso lado.

Estas correntes, promovidas pelos internautas e coletivos feministas, fizeram com que o ambiente ficasse mais confortável, e gerou uma onda de coragem seguida de alívio – algumas mulheres disseram que há tempos precisavam desabafar sobre seus “amigos secretos”.

O Think Olga (organização de empoderamento feminino por meio de informação), que é um site maravilhoso e cheio de tesouros, criou o Chega de Fiu Fiu – outro site, que mapeia lugares incômodos e até perigosos para mulheres, por meio de denúncias realizadas pelas quais frequentam tais lugares e os cadastram no mapa.

O mais incrível é que houve um aumento expressivo de denúncias no 180 – Central de Atendimento à Mulher – de Janeiro até Outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Pelo sim ou não, se estas denúncias de violência (física, moral ou psicológica) estão vindo à tona, sem dúvida tem ligação com a era da comunicação. As mulheres conseguem dar muito mais suporte umas às outras; onde podem saber e entender o que é de direito delas; o que é impossível aceitar de um parceiro/irmão/pai entre outros, e finalmente libertar-se.

Estou de corpo e alma na torcida pela Era da Mulher. Na verdade, Era da Igualdade entre os Gêneros, mas tudo bem, um passo de cada vez.

 

Fontes:

http://thinkolga.com

http://chegadefiufiu.com.br/

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/11/campanhas-feministas-na-internet-aumentam-numero-de-denuncias-no-180/

SOBRE O AUTOR

Com a loucura rock'n roll percorrendo as veias, é louca dos gatos e mergulha com facilidade nos universos políticos-sociais. Confunde coração com escudo. Gosta do pé no chão e a cabeça nas nuvens - sagitariana convicta.