Transexual brasileira Maria Clara Araújo é o novo rosto da Lola Cosmetics

CAPA Maria-Clara-3

Com dezenove lindos anos, um sorriso pernambucano mais que cativante, ela foi escolhida pra ser a nova garota-propaganda da Lola Cosmetics do Brasil.

Só que ela é muito mais que isso – é a primeira mulher transexual brasileira a ser rosto de uma marca de cosméticos. E no mundo, a segunda.

O encanto chamou a atenção da empresa.

Maria Clara estuda Pedagogia, escreve no Blogueiras Negras e é referência na militância pelos direitos dos transexuais e pela liberdade de gênero no país.

“A Lola sempre buscou criar produtos para todos os públicos e segue acreditando na pluralidade em suas campanhas. Independentemente da cor da pele ou da orientação sexual e identidade de gênero, a marca acredita em pessoas reais e deseja que todos sejam felizes a partir de suas escolhas. Por isso, o convite para a Maria Clara Araújo, uma jovem empoderada, ser garota propaganda da nova marca ‘oH! Maria’ by Lola Cosmetics”, afirmou a empresa em nota.

No país que mais mata transexuais e travestis, um passo e tanto.

Os dados absurdos doem os olhos. O Brasil coleciona recordes de mortes por preconceito. Em Janeiro de 2014, foi classificado como o país onde mais ocorrem assassinatos de travestis e transexuais em todo o mundo, segundo um relatório da ONG internacional Transgender Europe.

Entre janeiro de 2008 e abril de 2013, foram 486 mortes, quatro vezes a mais que no México, segundo país com mais casos registrado.

Em 2015, nossa reputação não melhorou nada.

O país do Carnaval, do futebol e do samba não sabe diferir orientação sexual de caráter.

Aqui, a homossexualidade não é proibida – porém os que fazem “justiça com as próprias mãos”, que acreditam que não identificar sexo biológico com gênero psíquico seja uma ofensa à sociedade, não são punidos adequadamente.

Como este, muitos e muitos passos ainda devem ser dados.

Esperamos ainda muitas ‘Marias Claras’ aparecerem na mídia com respeito, alegria, aceitação e principalmente, entendimento.

Quem sabe, num futuro próximo, quando um texto destes vier a ser escrito, será apenas sobre moda, beleza e cosméticos.

“É sobre representatividade, pluralidade e trans.formação.”, escreveu Maria Clara em sua página no Facebook.

#Lacrou.

Fontes:

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/08/transexual-brasileira-vira-garota-propaganda-de-marca-de-cosmeticos/

http://blogueirasnegras.org/author/maria-clara-araujo/

http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2014-01-29/brasil-lidera-numero-de-mortes-de-travestis-e-transexuais-aponta-ong.html

https://www.facebook.com/lolacosmetics/posts/844264132306281

http://lanyy.jusbrasil.com.br/artigos/166673682/a-bandeira-da-intolerancia-brasil-e-recorde-em-mortes-de-homossexuas-no-mundo

http://www.plc122.com.br/orientacao-e-identidade-de-genero/entenda-diferenca-entre-identidade-orientacao/#axzz3m1lsQf7K

SOBRE O AUTOR

Com a loucura rock'n roll percorrendo as veias, é louca dos gatos e mergulha com facilidade nos universos políticos-sociais. Confunde coração com escudo. Gosta do pé no chão e a cabeça nas nuvens - sagitariana convicta.