John Poppleton: Pintando com a luz em corpos femininos

wp10935e5b_05_06 - Cópia

“Estou literalmente pintando com a luz” é o que diz o artista americano John Poppleton sobre sua série Black Light Bodyscapes. Bodyscapes sendo um jogo de palavras entre a palavra “body” – corpo – e “landscapes” – paisagens. Ou seja, literalmente paisagens no corpo.

A técnica que mistura body painting – pintura no corpo – com o uso de tintas fluorescentes e fotografia em um estúdio escuro, num jogo de cores e luzes, já foi explorada em sua série Black Light. Nesta, já usava o corpo de mulheres como suporte, porém de maneira pouco mais abstrata.

Já na série dedicada às paisagens, o artista alia sua admiração pela natureza às curvas femininas. Associação que acredito fazer bastante sentido, já que a natureza e a mulher sempre foram ligadas em diversas culturas, ideia representada de maneira bem clara na figura da mãe-terra em várias mitologias.

Algumas imagens da série também mostram pinturas com um quê de espaço e universo, o que funciona perfeitamente com as cores fluorescentes empregadas nessas obras.

Vale ressaltar a habilidade artística de John, que além de excelente fotógrafo, dominando com maestria a luz, consegue pintar belas imagens em um corpo vivo, cheio de relevos e maciez, bastante diferente de outros suportes convencionais.

Confira algumas imagens de ambas as séries:

Black Light Bodyscapes

Black Light

Fontes:

http://www.poppletonportraits.com/blacklight.html

https://www.facebook.com/JohnPoppletonUVArt

http://design.fanpage.it/arte-al-buio-il-body-painting-che-fa-brillare-i-corpi-di-notte/

Revisado por Juliana Skalski

SOBRE O AUTOR

Aline Pascholati é artista plástica, escritora, tradutora e historiadora da arte pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros Paris com pouco dinheiro e FRANCE – C’est magnifique! Atualmente está trabalhando em seu terceiro livro. Louca por aprender novas línguas, viajar e descobrir jovens estilistas talentosos nas semanas de moda pelo mundo a fora. Curta Aline Pascholati's Art: https://www.facebook.com/alinepascholatisart